Qualidade de Vida
Na verdade, esta Qualidade de Vida a que me refiro, não se trata do poder para adquirir bens ou serviços ou de mobilizar influências.
Qualidade de Vida, é ter disponibilidade para apreciar um sorriso, para parar para conversar com um desconhecido na rua, para perguntar à outra pessoa o que tem feito, e realmente ouvir com interesse o que esta tem para nos responder.
É caminhar de pés descalços num jardim de erva molhada sem estarmos inquietados com a sujidade que se nos agarra aos pés.
É terminar o dia de trabalho, rumar á praia mais próxima e, assim mesmo, de fato de trabalho vestido, passear à beira mar, apenas sentindo o instante que se está a viver.
Qualidade de Vida não será a capacidade, aptidão ou habilidade para ofertar presentes, mas poder pagar as contas sem enormes preocupações, ter comida na mesa e reunir os que amamos em nosso redor.
Não será também possuir um bom carro, mas poder deslocar-se (seja de que forma for) até junto dos que nos recebem de braços abertos e, abrir também os nossos, ao carinho e à amizade que nos é dedicada.
Qualidade de Vida não serão as grandes viagens, mas podermos apreciar momentos de imensa grandiosidade que não são susceptíveis de preço: o nascer e o por do sol, um imenso oceano, os campos floridos ou o sabor da preguiça de um arrozal.
Qualidade de Vida não é o acesso ao ginásio da moda, mas caminhar, passear, correr com gosto pelos locais que nos estabilizam e equilibram emocionalmente. Não será também a entrada no SPA, mas os carinhos, beijos e abraços dos que nos amam.
Qualidade de vida é saber tirar o tempo para apreciar estarmos vivos e de saúde e, se a saúde não nos brindar… é saber apreciar o apoio que nos é dado pelos que nos amam, e fazer uma pausa para resgatar a saúde que se perdeu.
Qualidade de Vida, é, desta feita, saber apreciar todas aquelas coisas que estão mesmo em frente do nosso nariz e que não têm preço, mas que teimamos em deixar passar sem que delas nos apercebamos, até, muitas vezes, ser tarde demais.
(Ainda não atingi esta perfeição, mas acho que estou no bom caminho, acabei de regressar de mais uma alvorada!)