domingo, janeiro 29, 2006

50 anos depois...

Um dia raro, estranho, surpreendente e divertido!
Não o posso descrever de outra forma.

Acordei com a voz da minha mãe a gritar:
" Está a nevar na Figueira da Foz, em Santarém e em Évora!!! "
Não podia acreditar!!! A tempestade polar que assolara a Europa no decorrer desta última semana havia chegado a Portugal, estendera-se por regiões improváveis e batia às portas dos Lisboetas.

De um pulo levantei-me da cama - nem preguicei com o frio, pois nem me dei conta dele com o entusiasmo - e fui arranjar-me para sair de casa, nela não ficaría, quando os elementos chamavam por mim, lá fora... Iria até ao Guincho acompanhada de outro "louco", o Jorge.

Quando ele apareceu à minha porta, chovia bastante e o vento cortava a pele, gelado, e corri para o abrigo do carro.
Arrancámos rumo ao nosso destino, alegres e bem dispostos. Ainda mal tínhamos avançado, dos céus fomos presenteados com flocos de neve. Rumamos à Serra de Montemor, local mais alto e com maior visibilidade deste tão raro temporal... Nem a janela podíamos abrir que o carro logo se enchia de neve, e o cenário à nossa volta tornava-se como nunca o havíamos visto.

Sempre deslumbrados com este presente dos céus, arrancámos, sempre seguindo o nevão, e verificando que, estes Tugas normalmente tão taciturnos com os elementos, paravam nas bermas das estradas, ora tirando fotografias, ora admirando este nevar tão improvável, tão único...
A região de Lisboa recebia uma tempestade de neve 50 anos depois!!!!